terça-feira, 30 de novembro de 2010

UERJ - FEBF


Faculdade de Educação 
da Baixada Fluminense
Vila São Luís, Du
que de Caxias


Curso de Licenciatura em Matemática
Objetivo do Curso
Formar professores para o ensino fundamental e o ensino médio que possam refletir criticamente sobre aprendizagem matemática, sobre sua ação no desenvolvimento e transformação da sociedade, e como investigadores do conhecimento matemático.
Perfil do estudante
Ter como características pessoais a capacidade de expressar-se com clareza e objetividade, compreendendo, formulando e deduzindo conhecimentos matemáticos.
Campo de trabalho
O campo de trabalho inclui as instituições e organizações do sistema de ensino público e privado, em nível de ensino fundamental e médio.
Duração e turno
Pode ser concluído no mínimo em oito e no máximo em quatorze períodos.  O curso funciona no turno da tarde.
O Curso de Licenciatura em Matemática da FEBF  está organizado em oito semestres letivos e foi criado em 2002 [deliberação nº 036/02 – UERJ]
Bloco A
Prática de Ensino I até VIII [distribuídas ao longo de todo o curso] 
Bloco B
Estágio Supervisionado I a IV  [nos quatro últimos períodos]
Bloco C 
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
disciplinas obrigatórias com o nº de créditos, carga horária e pré-requisitos 
As disciplinas eletivas restritas, respectivamente, deverão ser escolhidas dentre as listadas a seguir:
Análise Real II
Cálculo Numérico
Geometria Diferencial
Geometrias não Euclidianas
Lógica e Fundamentos de MatemáticaMétodos de Matemática Aplicada
Probabilidade e Estatística II
Topologia
As eletivas definidas poderão ser escolhidas pelo aluno dentre quaisquer disciplinas integrantes do elenco das disciplinas eletivas definidas da FEBF. 
As eletivas universais poderão ser escolhidas pelo aluno dentre quaisquer disciplinas integrantes do elenco das disciplinas universais da UERJ. 
Para enriquecer sua formação, o futuro professor deverá cumprir 207 horas de atividades extracurriculares.  Essa carga horária pode ser obtida em seminários, apresentações, exposições, participação em eventos científicos, técnico, cultural, produções coletivas, monitorias, aprendizado de novas tecnologias de comunicação e ensino.

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