segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O que é esse tal de EaD?




A EaD, Educação à distância ou Teleducação, como quisem chamar, é uma modalidade do ensino que permite que o aluno não esteja fisicamente presente em uma sala de aula ou lugar formal apropriado para isso. Consentindo aos aprendizes a possiblidade de escolher o tempo para realizar o auto-estudo, através de uma conexão entre professor e aluno por meio de tecnologias: rádio, televisão, correio, vídeo, telefone e principalmente pela internet.


O tema, não é novo, inusitado. Nos anos 50, era comum ter notícias de cursos por correspondência. No ir e vir da comunicação da época , as pessoas procuravam, por correspondência, melhorar sua formação ou sua habilidade pessoal. Era uma busca de melhora profissional, de atualização. Era, também, uma necessidade de se manter, fazendo frente à concorrência do mercado.


Caminhando um pouco mais no tempo, contas agora com os recursos tecnológicos como a Internet, as teleconferências e outros veículos que permitem o foro, a reunião e o debate de pessoas, estimulando o aluno e fazendo com que a sociedade em geral acredite neste tipo de educação.


Podemos dizer que a educação a distância é uma modalidade de ensinar e aprender altamente democrática, pois iguala as oportunidades de acesso ao saber, ao conhecer e incita a educação permanente. Portas se abrem para muitos, cria-se a possibilidade do aprendizado sem fronteiras e em diversos níveis para um grande número de interessados, independente do espaço e tempo.


Para finalizamos esta postagem, deixamos uma afirmação de Edith Litwin, para que possam pensar mais a respeito do Ensino à Distância:


... “na virtualidade tais encontros são possíveis. Talvez tenhamos que dar um outro nome para a educação a distância, visto que hoje ela já não se define pela distância. O que seguramente não vamos mudar é sua definição de educação e a busca de produzir um bom ensino, do mesmo modo que em qualquer outra proposta educativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário